23/03/2013

Simulado de segurança para Copa 2014 envolve 500 policiais em ação com refém e explosivo

Com o objetivo de testar estratégias integradas de segurança para a Copa do Mundo de 2014, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), realizou na manhã desta quarta-feira, 14 de março, o primeiro simulado operacional para treinamento dos órgãos de segurança para a Copa do Mundo de 2014. A ação envolveu cerca de 500 policiais em simulações de uso de explosivo e reféns.

Coordenado pela Polícia Militar do Amazonas, o simulado foi realizado no Centro de Convenções - Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul), e envolveu servidores das Polícias Militar, Civil e Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa) e  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans). O teste também atende a uma exigência da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), conforme explicou o titular da SSP, Paulo Roberto Vital.
"O objetivo da simulação é afinar a atuação integrada de todos os órgãos de segurança em nível Estadual, Municipal e Federal. Apesar das ocorrências, na proporção de ataque terrorista, estarem longe das situações normais com as que estamos acostumados a lidar, nós temos que estar preparados para qualquer situação de crise", disse o secretário, que também preside a Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos (Ctesge).
Vital informou que em abril próximo será realizada outra simulação, desta vez coordenada pela Polícia Civil. "A ideia da Secretaria de Segurança é expor todas as forças de segurança a situações críticas. A ação de hoje testou a perícia da Polícia Militar, a próxima segue com a Polícia Civil em outro ambiente com outra situação", disse o secretário, ao acrescentar que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Corpo de Bombeiros e demais órgãos também estão inseridos no calendário de simulações – uma a cada mês.
Simulação – A ação desta quarta-feira testou a resposta das forças de segurança a uma ameaça de bomba dentro de um dos camarotes do Sambódromo. Na simulação, um funcionário de uma empresa terceirizada, responsável em organizar um evento no Fan Fest da Copa – local que reúne fãs de futebol durante a realização de um Mundial – levou uma bomba caseira para um dos camarotes VIPs da festa e fez uma mulher refém.
A refém é liberada após uma hora de negociações realizadas pelos policiais do Comando de Policiamento Especializado da PM, que prendem a pessoa responsável pelo atentado. Com apoio da Polícia Federal, o explosivo também é destruído.
A simulação também contou com a participação de alunos do Curso de Formação da Polícia Militar. A ação também contou com reforço do Batalhão de Choque, Rocam, Comando de Operações Especiais, Corpo de Bombeiros e Samu. Esses últimos  exerceram papel importante no socorro às vítimas lesionadas.

Resultado – De acordo com o coordenador do Ctesge, coronel Dan Câmara, após o simulado de todos os órgãos de segurança para a Copa, a SSP fará um relatório conclusivo contendo todos os erros e acertos da operação teste. "A estratégia é levantar todas as possíveis falhas para que, nos próximos simulados, todos os órgãos estejam afinados", disse o coronel, ao destacar que o Festival de Parintins, em junho, servirá de exercício para a Copa de 2014.
"A partir de agora, estaremos colocando em prática todas as estratégias de segurança previstas para a Copa do Mundo de 2014", reiterou.


Fotos: Roberto Carlos / AGECOM

Agência de Comunicação do Amazonas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário