26/03/2013

Coreia do Norte se diz pronta para novo combate



Pyongyang: exército norte-coreano marcha em parada militar
A Coreia do Norte lançará novos ataques ao Sul se as “provocações militares” continuarem, declarou a imprensa oficial de Pyongyang nesta quinta-feira (25).
“Estamos fazendo um exercício sobre-humano de autocontrole, mas as peças de artilharia continuam prontas para o combate”, diz o trecho final da nota da KCNA (Korean Central News Agency).
Como “provocação” o governo do Norte refere-se indiretamente às paradas militares intituladas operações “Hoguk” que a Coreia do Sul e os Estados Unidos planejam realizar no Mar Amarelo no próximo domingo (28).
A Coreia do Sul declarou hoje que as demonstrações vão fortalecer e suprir a série de regras seguidas pelos chefes militares nos Estados Unidos em relação às circunstâncias onde a América entraria em estado de guerra (rules of engagement), seguindo aos bombardeios norte-coreanos nas ilhas de Yeonpyeong na última terça (23) a partir das 15h34.
O governo de Pyongyang culpa a Coreia do Sul e os Estados Unidos pelo ataque, que terminou com o saldo de dois marinheiros e dois civis sul-coreanos mortos além de outros quinze feridos, informou a rede de notícias norte-americana CNN.
Nenhum evento bélico foi registrado depois que a rede sul-coreana de televisão YTN transmitiu ao mundo inteiro os ataques à  Yeonpyeong onde 50 mísseis balísticos atingiram a ilha.
“Todos os fatos precisam ser verificados e esperamos que ambos os países colaborem com a estabilidade da península”, declarou Hong Lei, porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China.
Pairam dúvidas sobre a iniciativa dos ataques após a publicação de nota em Coreano, Inglês e Espanhol no site da agência oficial de imprensa do governo de Pyongyang de que o primeiro ataque foi lançado pela Coreia do Sul às 13 horas.
A primeira nota da KCNA encerra-se com a afirmação de que “no mar oeste da Coreia existirá apenas a linha de demarcação militar marítima estabelecida pela República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário