11/08/2012

Tigre faz treinamento da Polícia do Exército


Cabos do Exército recebem instruções de policiais

Policiais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) ministraram esta semana, em Curitiba, um instrução para onze cabos da 5.ª Companhia da Polícia do Exército. Durante dois dias e meio, os militares aprenderam técnicas como manuseio de arma de fogo, transposição de obstáculos, abordagem policial, procedimentos de detenção e controle, técnicas de combate em ambiente confinado e tiro tático.

Segundo o delegado chefe do Tigre, Sivanei de Almeida Gomes, a parceria do Tigre com o Exército é antiga. Ele lembra que o grupo é referência no Brasil. “Fazemos treinamentos para várias unidades da polícia fora do Paraná também. Agora mesmo, o delegado Gustavo Abrahão e o investigador Flávio Augusto Calixto, de Frutal, Minas Gerais, estão fazendo treinamento conosco aqui em Curitiba”, contou.

A experiência passada pelos instrutores do Tigre já foi útil recentemente para os militares do Exército brasileiro. O sargento Alexandre Francisco da Silva, que comandou a instrução desta quarta-feira (25), contou que em 2010 esteve trabalhando nas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. “Antes de ir para lá eu recebi treinamento ministrado por policiais do Tigre”, contou. Para ele, os cabos que estão recebendo o treinamento ficam preparados com conhecimentos de combate para enfrentar a “guerra urbana”. Ele destacou que o profissionalismo do Tigre é um dos fatores que faz com que a parceria se estenda já por um bom tempo. “Esses cabos estão sendo treinados para substituir alguns militares que ainda estão no Haiti”, destacou, lembrando que a Polícia do Exército é responsável por atividades como patrulhamento e escolta de comboios, envolvendo inclusive autoridades como ministros e presidentes da República.



Novo IRA ameaça recorrer a luta armada

Novo IRA ameaça recorrer a luta armada

isac fernando elias