10/06/2012

NOVAS ARMAS E VEÍCULOS PARA FOÇAS ARMADA BRASILEIRA.

Astros II

13


ASTROS II é um Sistema Universal de Foguetes de Artilharia para Saturação de Área que começou a ser produzido em 1983 sendo fabricado pela empresa brasileira Avibras. É o primeiro sistema de artilharia a foguete, com uma lançador modular, que permite disparar foguetes de diferentes calibres pela simples mudança dos contentores dos foguetes.
O Astros dispõe de início de um sistema de controle de tiro Field Guard de origem suíça e fabricação nacional. Esse sistema analisa a trajetória de um foguete de teste que explode no ar, longe do alvo, para não alertar o inimigo e calcula automaticamente a posição dos lançadores!
Versões dos veículos do sistema:
  • VBA – Viatura basica Avibras
  • AV-LMU – Veículo lançador
  • AV-RMD – Veículo de transporte de munição
  • AV-UCF – Unidade electrónica de controlo e monitorização de tiro
  • AXV-VCC – Veículo de comando e controlo ao nível de batalhão
Assista como foi o Exercício de Lançamento do Sistema ASTROS II. O Braço Forte da Artilharia do Exército Brasileiro em Formosa – GO



Comando Militar do Oeste recebe novas viaturas

7122011
De 21 a 26 de novembro, a 9ª Região Militar (Organização Militar baseada em Campo Grande/MS) realizou o transporte de 24 viaturas do 22º Depósito de Suprimento (Barueri/SP) e 4 viaturas da 2ª Companhia de Transporte (São Paulo), configurando um total de 28 viaturas operacionais novas destinadas às Organizações Militares do CMO. Foram recebidos caminhões marca Volkswagen, modelo Worker 15.210, tração 4 x 4, e jipes Agrale, modelo Marruá, tração 4 x 4.



Brasil e EUA assinam acordo sem construção de base militar



2010

(Folha de São Paulo) – Os EUA e o Brasil devem assinar, na próxima segunda-feira, dia 12, um acordo de cooperação na área de defesa. O texto ainda não foi finalizado, mas sua “substância está acordada”, segundo a Folha apurou.
O documento, comum entre países amigos, é um instrumento jurídico usado para orientar as relações militares entre os dois.
A resolução deve ser firmada em Washington, com a provável presença de Lula. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinará o documento junto com o secretário da Defesa do país, Robert Gates. A presença do brasileiro deve anular a visita de Gates ao Brasil em meados de abril.
O texto inclui a aplicação da “cláusula de garantias” exigida pela Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que prevê não intervenção, integridade e inviolabilidade territorial.
O novo acordo também exclui pontos polêmicos: não prevê a construção de instalações militares de um país no outro nem o acesso às existentes.
FONTE: camaleões Camping ,via Defesa Brasil

34 tanques de guerra chegam ao Brasil



2009
Carros de combate foram comprados da Alemanha.
Veículos, do tipo Leopard um, são de segunda mão e foram reformados.
Chegaram nesta segunda-feira (15) ao Rio Grande do Sul 34 tanques de guerra pesados, comprados pelo governo brasileiro da Alemanha. São carros de combate do tipo Leopard um a cinco, usados como equipamento principal de divisões blindadas de vários países da Otan. Os Leopard um são de segunda mão e passaram por ampla reforma. Custaram R$ 900 mil cada um. Mais 206 virão para unidades do exército no Rio Grande do Sul e Paraná, estados que têm topografia adequada a tanques pesados. O modelo comprado pelo Brasil tem canhão de 105 milímetros e modernos sistemas eletrônicos de direção de fogo.
FONTE: G1

Lula manda fabricar 3 mil veículos blindados ao Exército

2009
RIO DE JANEIRO – Após o anúncio da compra de caças para a Aeronáutica e de submarinos para a Marinha, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou hoje que o presidente Lula autorizou o início da fabricação de 3 mil novos veículos blindados de transporte para o Exército.“O presidente autorizou o início do projeto inicialmente chamado Urutu III, agora rebatizado Guarani, que vai substituir todo o sistema de mobilidade do Exército”, disse Jobim, após participar no Rio da troca do Comando de Operações Navais no Porta Aviões São Paulo.
De acordo com o ministro, serão investidos na construção dos Guaranis R$ 6 bilhões ao longo de 20 anos. Os veículos serão construídos pela fábrica Fiat Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais. A licitação foi vencida em 2007. Em abril, a fabricante apresentou uma maquete em tamanho real da viatura blindada na Feira Latin America Aero & Defense (LAAD), no Rio. O motor e 60% dos componentes serão nacionais para diminuir o custo de produção.
A previsão da Iveco é que a primeira unidade fique pronta em 2010 e que 16 veículos sejam testados até 2011. Os exames serão realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio. Os testes vão examinar a durabilidade do veículo, ergonomia e a blindagem estrutural para saber se o Guarani suporta explosões de minas terrestres, por exemplo.
Comparado ao EE-11 Urutu, modelo em uso hoje pelo Exército, o Guarani traria vantagens como proteção blindada superior, maior mobilidade, maior capacidade de transposição de trincheiras, maior capacidade de degrau vertical, ar condicionado, sistema de freio com disco duplo e ABS, GPS, sistema automático de extinção de incêndio e de detecção de laser.
FONTE: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário